O dia 10 de outubro foi elegido para ser o Dia Mundial da Saúde Mental.
Sobre Saúde Mental é muito importante reconhecermos o tabu e preconceito existente por detrás desse tema. Muitas pessoas ainda sentem vergonha ou medo do pensamento coletivo sobre se reconhecer como “não saudável mentalmente”.
Isso acontece devido ao errôneo conceito sobre o que vem a ser saúde mental. Saúde é um termo complexo que não envolve apenas ausência de comprometimento físico e é fácil exemplificar isso por meio do seguinte caso; você pode ter passado por isso ou, no mínimo, conhecer alguém que passou por essa situação (ou ter ouvido histórias): sente uma dor muito forte no peito, vai ao médico, faz todos os exames cardiológicos e físicos possíveis, mas NADA fisiológico é encontrado. Você está “completamente saudável fisicamente”. Minha pergunta é: você está saudável, apenas por não encontrar nada físico?
Claramente a resposta para essa questão é: Não!
Isso porque somos seres completos, mente e corpo unidos! Volto a repetir, a divisão entre mente e corpo é puramente teórica, mas na realidade não é assim que acontece.
Para que tenhamos uma boa saúde, precisamos de condições físicas e emocionais adequadas.
Atualmente muito se ouve falar sobre “Isso não tinha no meu tempo”, “Isso é frescura”, mas não é verdade e a experiência clínica comprova o inverso destas proposições.
Até hoje não encontrei nenhum caso que não tenha surgido em uma época remota de nossa existência, independentemente da idade ou gênero do cliente. Sempre existe uma situação mal resolvida com alguém relevante na vida da pessoa.
Os casos de transtornos mentais, dos mais variados possíveis, desde depressões severas até casos de estresse no trabalho, podem parecer mais frequentes, mas isso é devido à popularização e preocupação em relação a temas como Saúde Mental. Ou seja, começamos a dar mais atenção e cuidados, logo começaram a “aparecer” mais casos.
O que precisamos fazer para melhorar nossa saúde mental é, então, fazer o que não estava sendo feito no passado. Cuidar daquilo que possa gerar doenças no futuro.
Mas é possível impedir em 100% dos casos o surgimento de algum comprometimento mental? Absolutamente não. Até porque somos seres muito complexos e tudo vai depender de como nós iremos lidar com cada situação. Mas é possível aumentarmos a chance de conseguirmos lidar melhor com cada adversidade da vida.
A primeira coisa que precisamos aceitar para sermos mais saudáveis é que não existe situação boa ou ruim na vida, existe uma situação, que é interpretada como boa ou ruim de acordo com minha experiência prévia. Tendo isso como um fato, fica fácil compreender que, para melhorarmos nossa saúde mental, precisamos nos munir de crenças que nos farão enfrentar as adversidades da vida como boas para nosso crescimento ou, no mínimo, necessárias.
Apesar de comportamentos serem um resultado, já ficou comprovado que quando nos comportamos de determinada maneira, também somos influenciados em nível emocional. Sendo assim, é importante alimentarmos hábitos saudáveis como realizar atividades físicas, alimentação rica em nutrientes que nosso corpo necessita, por em prática hobbies que goste, se relacionar com pessoas que tenham algo bom para te oferecer, estimular sua parte intelectual com leituras ou informações produtivas, por exemplo.
Nossa Saúde Mental é, na verdade, a base de toda nossa vida. Você pode ter qualquer comprometimento físico já catalogado nos livros de medicina, se estiver bem consigo mesmo, saudável mentalmente, isso não será um problema; isso já não acontece em seu polo inverso.